As Quentinhas da 96
Dicas de Saúde e Alimentação Saudável
Corpo de Bombeiros reforça cuidados com incidência de raios

Tempo quente e abafado com nuvens carregadas é a receita típica para temporais acompanhados de raios. Durante a primavera e o verão a incidência do fenômeno cresce em grande escala. Cerca de 90% dos 50 milhões de raios que caem, anualmente, no Brasil são registrados nessa época. Essas descargas foram responsáveis por 1.790 mortes entre 2000 e 2014.

 Quando começa o espetáculo luminoso no céu, muita gente se arrisca em tomar banho. Mas, segundo o Cabo Giovani do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, banho nesse momento, nem pensar: “Isso porque a água é uma boa condutora de energia elétrica e ainda tende a potencializar a descarga”, disse.

 Quando um raio atinge uma residência é possível que seu sistema elétrico se danifique, por isso tirar os aparelhos eletrônicos da tomada é essencial.

No verão é comum que as chuvas fortes caiam no fim de tarde, quando as ruas ainda estão cheias. Cabo Giovani deixa dicas para se proteger das descargas elétricas quando estiver em locais abertos: “É importante evitar ficar nos pontos mais altos, como próximo de árvores”.

Vale lembrar, ainda, que nunca se deve permanecer descalço, pois o contato direto com o chão pode potencializar os efeitos de uma descarga que cruze o solo. Em caso de acidentes ou necessidade durante a passagem de temporais, acione os bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM