Emboabas Samba
Programa da Prefeitura
São João del-Rei soma três casos suspeitos de dengue em 2019

Até o dia 4 de fevereiro, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, a região registrou 4 casos prováveis de dengue, sendo três em São João del-Rei e um em Santa Cruz de Minas. O número classifica ambos os municípios com baixa incidência da doença, mas isso não significa que o combate ao mosquito Aedes Aegypt deva ser deixado de lado. Os cuidados devem ser constantes durante todo o ano.

No panorama estadual a situação é de alerta. Já foram contabilizados cerca de 12 mil casos de dengue. Esse dado soma casos confirmados mais suspeitos. Também destaca-se que duas mortes estão sob investigação.

Para eliminar o Aedes, bastam 5 ou 10 minutos do seu dia. O coordenador de endemias de São João del-Rei, José Ubirajara Júnior, deixa algumas dicas: “As pessoas têm que olhar se a caixa está bem tampada e se os ralos estão com água. Aquele recipiente no fundo da geladeira também deve ser observado. Mas, especialmente, é preciso cuidado com o lixo domiciliar, já que ele é um dos principais fatores. É preciso respeitar os dias da coleta, porque senão o lixo fica na rua, do lado de fora”.          

Vale lembrar que em janeiro foi realizado o primeiro Liraa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes - na cidade. A pesquisa detectou 53 focos do mosquito, sendo que 98,5% deles foram encontrados onde existe a presença humana.

Foto: Reprodução

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM