Madrugada & CIA
Programação Normal
São João del-Rei apresenta casos da Síndrome Mão-Pé-Boca

Foram registrados casos da Síndrome Mão-Pé-Boca em São João del-Rei. A enfermeira chefe do setor de epidemiologia da cidade, Eliene Freitas, explica que são pelo menos quinze casos, mas o levantamento ainda está sendo realizado. “A gente ainda está em processo de levantamento, já são mais de quinze. A maioria dos casos são em crianças, mas têm em adultos também”.

A síndrome é transmitida através de um vírus que causa feridas na boca, mão e pés. Por isso, tem esse nome. Ela é mais comum em crianças e pode ocorrer tanto pela via oral, quanto pelo contato com as fezes de pacientes infectados.

A doença geralmente não tem grandes complicações, causando apenas alguns dias de febre e sintomas relativamente leves. Mas é importante procurar um médico para cuidar dos sintomas e verificar se trata se realmente da síndrome. “É importante procurar um posto de saúde próximo da sua casa para o médico fazer a avaliação. Se confirmado, o médico indica um tratamento para aliviar os sintomas”.

Em caso de contaminação, é importante evitar aglomerações. Já para evitar a síndrome, o fundamental é reforçar os hábitos de higiene: “Aconteceu em um determinado local, é importante fazer a higienização do ambiente, o uso de produtos para fazer a desintoxicação local. Além de lavar as mãos com frequência e evitar a contaminação”, conclui Eliene.

Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM