A Hora do Angelus
A Hora do Angelus
Professores, servidores e alunos da UFSJ realizam manifestação em SJDR

Alunos, professores e servidores de universidades e institutos federais de todo o país organizaram, nesta quarta-feira (15), uma paralisação, seguida de manifestação contra o corte de verbas nas instituições. Em São João del-Rei, a população acadêmica da UFSJ se concentrou na Praça do Coreto.

O vice-presidente do sindicato dos professores, Elice Fernando, explicou o objetivo do ato: “Nós estamos levantando esse movimento para debater com a sociedade a importância das instituições de ensino para São João del-Rei e os prejuízos que podem vir se essa medida for mesmo executada. Hoje, essas verbas contribuem para a economia, para os alunos continuarem na universidade. Outra questão seria a redução dos terceirizados. Então, nós perderíamos em todos aspectos com esse corte”, afirmou.

Durante a mobilização, foram realizadas atividades pelos membros dos projetos de extensão da universidade, exposições de trabalhos, bate papo com a população e um aulão do cursinho popular.  Às 17h, a população seguiu para a Praça do Matosinhos para realizar outras atividades.

Entenda o caso

O Ministério da Educação anunciou no último dia 30 de abril que as instituições públicas de ensino terão cerca de 30% das verbas bloqueadas no segundo semestre de 2019. O enxugamento das verbas destinadas às instituições federais afetam principalmente a manutenção da universidade, como água, luz e o contrato de servidores terceirizados.

Além de afetar, em seguida, a economia de São João del-Rei. Isso é o que explica o representante do sindicato dos servidores, Matheus Gomes: “O governo está cortando verbas que vão inviabilizar a existência da universidade pública a longo prazo. Servidores poderão ser demitidos, verbas vão deixar de ser investidas aqui em São João del-Rei. Lembrando que os estudantes fomentam o comércio aqui  na região. Por isso, estamos nos reunindo para que o governo se sensibilize e não faça cortes”. 

Foto: Katia Lombardi

 

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM