Radiola
Horóscopo
Produtores rurais se unem para fortalecer economia local

Em São João del-Rei, existe um grupo de dez propriedades rurais que busca dar mais visibilidade ao que é produzido na cidade. A Colônia Viva busca, através do agroturismo, apoiar pequenos produtores e fortalecer a economia local.

O presidente da associação, Jean Taroco, explica como a iniciativa surgiu: “Vinha sido trabalhado na comunidade há bastante tempo, mas oficialmente estamos nesse formato desde 2014: com o roteiro agroturístico”. São diversos produtos feitos no local: queijos, cachaças, mudas, hortaliças, mel, massas artesanais, frutas e até mesmo gastronomia ítalo mineira.

Através do roteiro turístico desenvolvido, é possível que visitantes conheçam a vida na zona rural, como os produtos são feitos e ainda tenham contato com tradições italianas.

Um dos parceiros do Colônia Viva é o apicultor Antônio Calsavara. Em sua propriedade, é produzido o mel, própolis e seus derivados. Ele explica que esse é um meio de incentivar o produtor a ficar no campo: “É para segurar o homem no campo, porque os filhos dos produtores têm ido para a cidade. Já o pessoal dos grandes centros quer saber como funciona na roça, como é a vida no campo”, disse.

Já Leonice da Rocha, do sítio Felizardo, conta que vende frutas, massas artesanais e cachaça direto aos consumidores - que buscam um alimento mais saudável e sem agrotóxicos, e também em feiras na cidade.

Ela destaca que um desafio enfrentado é o transporte: tanto dos alimentos para os supermercados e feiras na cidade, quanto da visita dos turistas: “Quando não é poeira, é muito barro. A única coisa que pedimos ao poder público é a manutenção das estradas, mas estamos sem apoio nenhum”, conta.

Todas as propriedades membros do projeto podem ser conferidas no site coloniaviva.com.br.

Foto: Reprodução/ Viagem de Fuga

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM