Light Music
Resumo das novelas – Vida dos famosos
05/06/19 - Produção de queijo e mel é destaque em São João del-Rei

A região das vertentes é muito conhecida pela produção de queijo e mel. São João del-Rei é uma das cidades com forte produção dessas duas especiarias - que valoriza o produtor local e gira a economia da região.

Um dos queijos produzido na cidade é Queijo Minas Artesanal, da Queijaria Tarôco. A responsável pela queijaria, Joelma Tarôco, explica como é a produção do Queijo Minas, no Campo das Vertentes: “É feito em queijarias com o queijo cru, o coalho e o pingo. É um queijo que fica maturando nas salas de madeira e aqui na região a maturação dura 22 dias”, disse.

A produção do mel também tem seu espaço. No município, a Associação de Apicultores de São João del-Rei conta com cerca de 50 apiários cadastrados.

Um deles é o Apiário Algo Tão Doce. O apicultor responsável, Antônio Calsavara, explica a produção de mel e derivados na região: “Entre janeiro e maio nós trabalhamos com as abelhas na região, porque é a época das floradas e dos eucaliptos”, afirma.

É importante ressaltar que esses produtos podem ser adquiridos nas feiras da cidade ou por encomenda com os produtores. A queijaria e o apiário também integram o roteiro de agroturismo da Colônia Viva, portanto são abertos para visitação.

Joelma deixa o convite para a população: “A cidade de São João pode vir conhecer, nós já temos visitas de gente do mundo todo”.

Para encontrar os contatos e agendar visitas, é só acessar o site coloniaviva.com.br.

Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal / Joelma Tarôco

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM