Light Music
Programação Normal
06/06/19 - Famílias lutam pela implantação de plantão pediátrico em SJDR

A Constituição Federal promulgada em outubro de 1988 é clara: “saúde é direito de todos e dever do Estado”. Na prática, é assegurado ao cidadão acesso a tratamentos adequados, fornecidos pelo poder público via SUS – Sistema Único de Saúde.

Baseado neste princípio, um grupo de pais e familiares iniciaram, em São João del-Rei, um movimento a fim de reivindicar a implantação de um plantão pediátrico na cidade. Hoje, nem a UPA, Santa Casa da Misericórdia ou Hospital Nossa Senhora das Mercês dispõe do serviço.

Nathiery Guimarães já enfrentou problemas. Ela alega que sua enteada teve atendimento negado na Santa Casa por falta de um profissional plantonista. “Eu a levei no plantão e foi alegado que não havia plantão, que eu deveria procurar uma clínica. A sorte foi que foi durante a semana, porque no final de semana como seria conseguir o atendimento emergencial?”, questiona.

E este não é o único relato. Em 28 de abril desta ano, foi aberto no Facebook um grupo para reunir pessoas que lutam pela causa. Já são mais de mil participantes. Na plataforma, existem várias denúncias e reclamações.

Nos finais de semana, por meio da Santa Casa, é possível solicitar atendimento a um pediatra emergencial. Entretanto, a consulta é paga. “Muita gente não tem plano de saúde, não teria a condição de pagar uma consulta com pediatra emergencial. Então, ou ela aceita que outra especialidade examine ou volta com essa criança pra casa”.

Uma das principais colocações do movimento é que, em razão de questões contratuais e de portarias, as três entidades deveriam oferecer plantões pediátricos. Na próxima reportagem sobre o tema, você confere o funcionamento dessas normas.

Foto: Reprodução

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM