Light Music
Programação Normal
07/06/19 - Dia de Combate à Violência Obstétrica é aprovado em SJDR

O parto é um momento muito especial para a família, principalmente para a mãe que dá luz a uma nova vida. Porém, muitas mulheres sofrem violência obstétrica.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) em 2010, no Brasil 1 em cada 4 mulheres sofrem esse tipo de violência.

Pensando em amenizar essa realidade, surgiu a iniciativa da vereadora Lívia em criar o Dia Municipal de Combate à Violência Obstétrica.

O Dia Municipal de Combate à Violência Obstétrica foi aprovado por unanimidade pela câmara dos vereadores de São João del-Rei e foi definido para o dia 18 de setembro. A ideia é que, na data, o tema seja debatido, como explica a vereadora. “É um tema muito peculiar, muitas mulheres ainda não sabem como identificar a violência. Então, queremos trazer a informação”.

Um dos meios de evitar a violência obstétrica é com a presença de uma doula durante o parto. Porém, em São João del-Rei, as mulheres ainda não são seguradas desse direito. A doula Júlia Teixeira explica sua atuação durante a gestação. “A doula trabalha acompanhando essa gestante com o preparo físico e emocional e informa sobre as condutas adequadas no parto”.

É importante lembrar, que caso seja violentada, a mulher não deixe de denunciar para a polícia e para o Instituto Federal de Medicina.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM