As Quentinhas da 96
Noticiário Policial
Famílias promovem ações para implantar plantão pediátrico em SJDR

Inúmeras famílias são-joanenses embarcaram em uma longa jornada em busca de seus direitos. A reivindicação do grupo é a implantação de uma plantão pediátrico no município. Hoje, nem a UPA, Santa Casa da Misericórdia ou Hospital Nossa Senhora das Mercês dispõe do serviço.

Entretanto, de acordo com portaria e resoluções firmadas pela Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde, a manutenção de um médico pediatra plantonista é obrigatória.

Diante das circunstâncias, os membros criaram grupos via redes sociais a fim de reunir pessoas que lutam pela causa e discutir soluções. Na plataforma do Facebook já são mais de mil participantes. Também abriram uma petição pública no intuito de apresentar às autoridades o interesse da população. O documento, inclusive, foi anexado a uma ação aberta no Ministério Público.

O vereador professor Leonardo, um dos apoiadores, explica o caso: “Há cerca de 40 dias, nós demos entrada na ação no Ministério Público. Estudamos toda a legislação, inclusive a mais recente, de novembro de 2018, que diz que os hospitais de urgência de nível dois devem ter plantão pediátrico”.

Ele destacou que o processo foi encerrado e unido a outro similar, que já estava em andamento. “O promotor Doutor Igor uniu toda a documentação que reunimos, o nosso abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas, a um outro processo que apresenta um sentido muito parecido”.

O parlamentar também protocolou um pedido de realização de audiência pública. Para discutir os impasses, foram convidados deputados estaduais e federais, promotoria de justiça, prefeito municipal, diretoria da Gerência Regional de Saúde, bem como profissionais e direção de todas as entidades envolvidas. A audiência está agendada para a próxima quinta-feira (13) às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Foto: Ilustrativa/ Thinkstock

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM