Programação Normal
Experiência de Deus
Comércio local é incentivo à economia de São João del-Rei

O comércio local em São João del-Rei é peça fundamental para girar a economia da cidade e da região. Só neste ano, até o mês de maio, foram 1103 contratações no comércio do município. Isso é o que mostram os números do CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.

Wainner Haddad, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, o Sind Comércio, explica que o comércio é importante no contexto local: “São João del-Rei tem várias fontes de renda, mas o comércio impacta muito na economia, é um segmento que gera uma renda grande”.

Mas com a situação econômica atual, o consumidor tem segurado os gastos. No mês de abril, pela primeira vez em quatro anos, o comércio varejista brasileiro apresentou resultado negativo: uma queda de 0,6% nas vendas. E isso tem impacto direto no setor: “É o medo do consumidor, que não sabe o dia de amanhã sobre o seu emprego.Então temos que estar atentos ao mercado, ao que acontece”, disse.

A solução encontrada pelos comerciantes é apostar na criatividade e aproveitar as oportunidades. Quando se compra no comércio local, o desenvolvimento do município recebe um incentivo.

Wainner destaca que ao comprar no município, a circulação do dinheiro contribui para o aumento de novos postos de trabalho, para o recolhimento de impostos municipais e, consequentemente, para que a cidade receba mais investimentos.

Foto: Reprodução

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM