Light Music
Dicas de Saúde e Alimentação Saudável
10/09/19 - Cerca de 30% da população são-joanense ainda precisa se vacinar contra o sarampo

A doença que havia desaparecido no Brasil desde 2016 voltou com força total. Há vinte anos, o estado de Minas Gerais não registrava tantos casos de sarampo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 13 pessoas estão infectadas. Duas delas são de Juiz de Fora, na Zona da Mata, região vizinha do Campo das Vertentes.

Causada por um vírus, a doença pode ser evitada com a vacinação. A técnica em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Heloísa Bessa, destaca que os bebês precisam de cuidados especiais. “Devido ao surto, estamos vacinando os bebezinhos menores de um ano. Isso porque em outros momentos foram as crianças menores que evoluíram em casos graves ou óbitos. Essa é a resposta imediata, por isso se fala em dose zero”, disse. Mas o alerta também se estende aos adultos.

A vacina é considerada tríplice viral. É que o imunizante previne o sarampo, caxumba e rubéola. Em São João del-Rei, cerca de 30% da população ainda precisa visitar algum posto de saúde para atualizar o cartão. As unidades básicas de saúde estão abertas das 7h às 16h.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM