Light Music
Programação Normal
08/10/19 - São joanense vence concurso nos Estados Unidos

O são joanense Octávio Deluchi venceu um concurso de música nos Estados Unidos. O brasileiro ficou em primeiro lugar no concurso de Charlottesville, a frente de outros concorrentes, até mesmo americanos. Nascido na cidade onde os sinos falam, o músico cresceu na cidade de Prados e acredita que a forte cultura musical da região foi fundamental na sua trajetória. Ele relembra como seu interesse na música começou: “Apesar de ser são joanense, eu morei em Prados de 2008 a 2019 e lá tem a Lira Ciciliana, fundada no século IX e eu comecei lá meu ensino musical, com a professora Rosilaine, logo depois comecei o violão e em 2012 descobri o projeto Vivências Musicais, que é um projeto de extensão da UFSJ, que foi onde fui me interessando cada vez mais.”

O violonista está realizando um mestrado nos Estados Unidos e recebeu um valor em dinheiro no concurso. Além da visibilidade, outro prêmio é o aprendizado resultante dessa oportunidade: “O prêmio do concurso foi uma quantia em dinheiro e há uma grande possibilidade de eu voltar lá para um concerto, mas acredito eu que os grandes frutos disso são os aprendizados que ficam. O que mostra que temos ensino público de qualidade em diversos lugares.”

Para os jovens que sonham em seguir carreira na música, Octávio deixou uma dica: estudar e aproveitar as oportunidades das entidades centenárias musicais da região: “Não desistam é claro, como tudo na vida é um projeto a longo prazo. Sempre temos oportunidade de aprender com todo mundo, independente da idade, façam o máximo de aulas possíveis, participem de muitos festivais, assistam muitos concertos e claro, sempre dedique-se ao seu instrumento.”

O músico já recebeu diversos outros prêmios representando o Campo das Vertentes, como o segundo lugar no Seminário e Concurso Fábio Lima em janeiro deste ano. 

Foto: Arquivo pessoal Octávio Deluchi

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM