Light Music
Programação Normal
09/10/19 - Atividades físicas são aliadas em combate de dores e desconfortos

Dores no joelho, desconfortos na coluna, e problemas na lombar. Como conciliar exercícios físicos em situações como essas? Na verdade, essas dores podem estar relacionadas diretamente com a ausência da prática de atividades físicas. Quem explica é o personal Trainer, Paulo Rogério Fonseca Lovato. “A partir do momento que o cliente relata qualquer desconforto é importante que ele faça uma avaliação médica para que seja descoberta a raiz do desconforto e seja encaminhado para o fisioterapeuta ou educador físico.”       

Além dos benefícios já conhecidos, como fortalecimento do sistema cardiovascular, melhora na disposição, prevenção de diabetes, depressão e obesidade, a prática é essencial para garantir a saúde e a funcionalidade das articulações. Por isso, os exercícios podem ser determinantes para garantir mobilidade e bem-estar. Paulo Rogério esclarece que em alguns casos, além dos exercícios, é necessário fazer tratamentos médicos específicos. “Existem desconfortos que exigem uma investigação mais aprofundada para ver a raiz do desconforto, pra em cima disso trabalhar em conjunto com o médico e acabar essas dores e o paciente ter vida normal na academia.”

Portanto, mesmo que no início a prática de atividade física cause algum desconforto para aqueles que sofrem com dores musculares, a orientação é sempre procurar um profissional e não ficar no sedentarismo.

Foto: Reprodução/ Shutterstock

NO AR | 96,9 FM
NO AR | 92,7 FM